Aluno brejãoense medalhista de ouro em prova nacional

Aluno brejãoense Mateus Leone é medalhista de ouro em prova nacional de matemática

Mateus Leone, é o nome da emoção! (Como diria o narrador esportivo Luís Roberto da Rede Globo). O jovem aluno brejãoense, que atualmente estuda na Escola de Ensino Médio Maria Pinheiro de Sousa, ficou entre os 500 melhores do Brasil em matemática, na prova da OBMEP, conquistando “Medalha de Ouro”.

Mateus foi congratulado com a medalha honrosa na tarde desta sexta-feira, dia 25 de agosto (2023) na sede do IFMA (Instituto Federal do Maranhão) em Imperatriz e na comitiva estavam, entre outros, sua mãe Dalvanira Martins, o secretário municipal de Educação, professor Geraldo Marinho, e a prefeita Edinalva Brandão.

Saindo do IFMA, a comitiva retornou para São Francisco do Brejão, onde foi recepcionada na entrada da cidade por professores, alunos, amigos do Mateus e a diretora do Ensino Médio, professora Mara.

Após os fogos, todos se juntaram e saíram em carro aberto em passeata por algumas ruas da cidade apresentando o grande medalhista brejãoense.

A prefeita Edinalva Brandão disse está muito feliz e emocionada em poder participar, como gestora do município, de um momento tão lindo, e se comprometeu em continuar investindo forte e cada vez mais na educação.

OBMEP é a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) que é um projeto nacional realizado anualmente desde o ano de 2005, dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras. É uma realização do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e recursos dos ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e Educação. A competição visa estimular o estudo da matemática, identificar talentos na área e também promover a inclusão social através da difusão do conhecimento.

A competição é dividida em duas fases. A primeira consiste em uma prova de vinte questões de múltipla escolha. Os melhores colocados na primeira fase, de acordo com os critérios estabelecidos no regulamento da OBMEP, classificam-se para a segunda fase, que consiste em uma prova discursiva com seis questões.

A OBMEP premia com medalhas de ouro, prata, bronze e menção honrosa os alunos com melhor desempenho na competição. Professores, escolas e Secretarias Municipais de Educação também recebem prêmios.

• 26/08/2023